Boletim OSM

O Boletim do Observatório Saúde e Migração (Boletim OSM) é o instrumento de divulgação de discussões sobre as interfaces possíveis entre migração e saúde, e sobre a saúde dos e das migrantes, além de seus impactos na vida de migrantes em vários contextos nacionais. São textos de caráter sintético e que exploram questões relevantes relacionadas às múltiplas dimensões possíveis do entrecruzamento entre migração e saúde.

ORIENTAÇÕES PARA AUTORAS(ES)

O que publicamos?

Relatos de pesquisa com reflexões realizadas a partir de dados coletados por pesquisadoras(es), artigos originais que contenham análise teórica ou empírica envolvendo os temas da migração e da saúde e todos outros que os tangenciem e atravessem, e relatos de experiência de situações graves envolvendo migrantes e políticas de saúde, práticas terapêuticas, ações e eventos de violações de direitos humanos. O Boletim OSM tem a intenção de fornecer informações para o público geral sobre a situação da saúde de migrantes no Brasil e em outros países.

Qual o formato do texto a ser enviado?

O texto deve ter entre 2000 e 3000 palavras. Deve conter o mínimo de citações possível e não deve utilizar notas de rodapé, nem de fim. Deve ser formatado em formato word ou libreoffice, em Times New Roman, 12, espaço 1,5. Sem formatações para títulos. O texto não deve conter qualquer indicação de autoria.

As contribuições podem ser enviadas em quais línguas?

São aceitas contribuições em português, inglês, francês, espanhol, crioulo haitiano, árabe, aymará, quéchua e lingalaAs contribuições em línguas que não sejam o português serão traduzidas, quando necessário, pela equipe de pesquisadores do OSM ou colaboradores externos para possibilitar a avaliação pelo Conselho Científico do OSM. Sua publicação, caso aprovada, se dará na língua original em que a contribuição foi enviada e em português.

Como o texto é avaliado?

O texto receberá pareceres de membros da equipe de pesquisadoras (es) e do Conselho Científico do OSM, e poderão ser aprovados integralmente, aprovados com sugestões de mudanças, aprovados sob condição de mudança ou negados.

Como submeto um texto?

Por meio do e-mail fenami@fenami.org

Quais os formatos de citação e bibliografia?

- As referências bibliográficas devem ser citadas ao final do artigo (relato de pesquisa, relato de experiência), obedecendo os seguintes critérios:

LIVRO – sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [BECKER, Howard. Outsiders- Estudos de Sociologia do Desvio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008 (1963)].

CAPÍTULO DE LIVRO – sobrenome do autor, nome do autor. Título do capítulo (sem aspas). In: sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [HONNETH, Axel. Teoria Crítica. In: GIDDENS, Anthony e TURNER, Jonathan. (Orgs.) Teoria Social Hoje. São Paulo, Editora UNESP, 1999, pp. 503-552.]

ARTIGOS EM REVISTAS – sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (itálico). Local de publicação, volume (v.), número (n.) ano, páginas. [SILVA, Maria Aparecida de Moraes. A cultura na esteira do tempo. São Paulo em Perspectiva. São Paulo,  v. 15,  n. 3, Julho 2001, pp. 102-112.]

DISSERTAÇÃO E TESES – sobrenome do autor, nome do autor. Título da dissertação ou tese (sem itálico). Disciplina, Universidade, data. [BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. A Pedagogia do Sexo em O Ateneu: o dispositivo de sexualidade no internato da "fina flor da mocidade brasileira". Dissertação de mestrado, Sociologia, UFSCar, 2009.]

Qual a peridiocidade do Boletim OSM?

O Boletim é publicado mensalmente em fluxo contínuo. Isso significa que todos os textos aprovados em um mês serão parte do mesmo volume e serão publicados a medida que forem sendo aprovados. Ao fim de um ano, todos os textos publicados irão compor uma publicação única do Observatório Saúde e Migração.