Disciplina ofertada pela ENSP/Fiocruz discutirá feminismos, cuidado e decolonialidade.

Entre os dias 10/03 e 30/06, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP/Fiocruz) irá ofertar a disciplina "Feminismos, decolonialidade e cuidado". Ministrada pelas professoras Andrea Lopes (Unirio), Claudia Carvalho (UFGD), Cristiane Andrade (Claves/ENSP-Fiocruz e OSM), Elisa Urbano Pankararu, Jeane Tavares (UFRB), Roberta Gondim de Oliveira (ENSP/Fiocruz), Silvana Bitencourt (UFMT) e Silviane Lopes da Silva, a disciplina tem como finalidade proporcionar discussões sobre o tema dos feminismos decoloniais e as práticas/teorias do cuidado, buscando dialogar com as perspectivas decoloniais de feministas interseccionais, especialmente de latino-americanas como suporte para as indagações sobre a ciência e as subalternidades; colonialidade de poder e de gênero; violências coloniais, explorações de povos originários e africanos; e violências raciais e de gênero.

A professora Cristiane Batista, uma das responsáveis pelo curso, é também vinculada ao Observatório Saúde e Migração.

Com relação aos aspectos do cuidado como prática social e de atividade laboral, serão discutidos os temas: sociedade latino-americana e cuidado; maternidade, cuidado e políticas públicas; branquitude/racismo, saúde e cuidado; saberes e trabalho reprodutivo de mulheres latino-americanas para o cuidado; economia do cuidado e decolonialidade; migração de mulheres latino-americanas para o cuidado; outros temas escolhidos pelas/os participantes. A disciplina será na modalidade a distância pelo programa zoom.

Para maiores informações sobre as inscrições, conferir o link: https://inscricao.ensp.fiocruz.br/