Pesquisa desenvolvida por coordenador do OSM recebe menção honrosa em prêmio da ABA

O X Prêmio Antropologia e Direitos Humanos, da Associação Brasileira de Antropologia, concedeu menção honrosa, na categoria doutorado, ao trabalho "Viva o SUS! Viva a ciência!”: uma antropologia do esquecimento e dos imigrantes esquecidos da metrópole paulistana durante a pandemia", de autoria do antropólogo Alexandre Branco-Pereira, pesquisador e coordenador do Observatório Saúde e Migração.

O trabalho traz dados de uma etnografia engajada conduzida entre imigrantes moradores da região metropolitana da cidade de São Paulo entre 2020 e 2022, e toma como objeto de análise os impactos produzidos pela pandemia de Covid-19 sobre as populações imigrantes, e a atuação do Estado por meio da não produção de dados sobre o fenômeno e a condução da campanha nacional de imunização. Também são analisadas as tensões entre universalidade e equidade, paradigmas orientadores do Sistema Único de Saúde, e os efeitos produzidos por essas tensões na garantia do direito à saúde das populações imigrantes e outras.

A Associação Brasileira de Antropologia publicará a investigação em livro destinado a publicizar os trabalhos vencedores do Prêmio.

ACS.png

Câmara Municipal de Guarujá/Divulgação