Publicada primeira edição do Boletim do Observatório Saúde e Migração

Foi publicada a primeira edição do Boletim do Observatório Saúde e Migração - Boletim OSM. O primeiro número do primeiro volume, correspondente ao mês de novembro de 2021, traz artigo dos integrantes do Conselho Científico do Observatório Denise Martin (Unifesp), Silvia Viodres Inoue e Cássio Silveira (Unifesp). O texto faz um panorama sobre alguns temas importantes sobre a saúde dos migrantes internacionais no Brasil, apresentando estudos que evidenciam aspectos sobre modos e condições de vida, acesso a serviços de saúde, desafios e oportunidades. 

Acesse aqui o artigo: Boletim OSM, v.1 n. 1 (Novembro de 2021)

O Boletim OSM é o instrumento de divulgação de discussões sobre as interfaces possíveis entre migração e saúde, e sobre a saúde dos e das migrantes, além de seus impactos na vida de migrantes em vários contextos nacionais. São textos de caráter sintético e que exploram questões relevantes relacionadas às múltiplas dimensões possíveis do entrecruzamento entre migração e saúde. 

São publicados relatos de pesquisa com reflexões realizadas a partir de dados coletados por pesquisadoras(es), artigos originais que contenham análise teórica ou empírica envolvendo os temas da migração e da saúde e todos outros que os tangenciem e atravessem, e relatos de experiência de situações graves envolvendo migrantes e políticas de saúde, práticas terapêuticas, ações e eventos de violações de direitos humanos. 

O Boletim OSM aceitará contribuições em português, inglês, francês, espanhol, crioulo haitiano, árabe, aymará, quéchua e lingala. As contribuições em línguas que não sejam o português serão traduzidas, quando necessário, pela equipe de pesquisadores do OSM ou colaboradores externos para possibilitar a avaliação pelo Conselho Científico do OSM. Sua publicação, caso aprovada, se dará na língua original em que a contribuição foi enviada e em português.

Para maiores informações, acesse o link: Boletim OSM — Observatório Saúde e Migração (ufscar.br)