Conselho Científico
Angela Facundo Navia
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9174852118966092
Angela Facundo Navia é professora do Departamento de Antropologia e do PPPGAS da UFRN. Tem formação em antropologia pela Universidade Nacional de Colombia, mestrado em antropologia e etnologia pela EHESS e doutorado em antropologia social pelo PPGAS – Museu Nacional da UFRJ. Pesquisa sobre fronteiras da nação, classe, raça e gênero, práticas de estado, produção social das desigualdades, migrações e deslocamentos, humanitarismo e os sentidos sociais do sofrimento.
Bas'Ilele Malomalo
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2442167007595307
Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista/UNESP (2010), é docente de graduação nos cursos das Relações Internacionais, Ciências sociais, Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH) do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (PPPSC) da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), coordenador do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimentos, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global, pesquisador associado do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-UNESP); da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano, Pesquisador e membro do Comitê Internacional da Cadeira da Unesco Educação Transformadora, Democracia e Cidadania Mundial, da UQO, Canadá e expert da plataforma Harmony With Nature/ONU. Tem experiência na área de Ciências sociais, Historia da África e do Negro no Brasil, atuando principalmente nos temas seguintes: sociologia africana, estudos das relações raciais, multiculturalismo, migrações, cooperação internacional, desenvolvimento sustentável, direitos da natureza, segurança alimentar e nutricional. É atualmente estagiário pós-doutorado no Instituto da Biociência/Departamento de Educação/UNESP-Botucatu e pesquisador do Centro de Ciência e Tecnologia para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (INTERSSAN-Unesp).
Bela Feldman-Bianco
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3421811799951271
Bela Feldman-Bianco, PhD em Antropologia (Columbia) com pós-doutorado em História (Yale), é professora do Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e (também) em Ciências Sociais, ambos na UNICAMP. Entre outras distinções, foi Presidente da Associação Brasileira de Antropologia (2011-2012) e recebeu o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica Gilberto Velho (2017), o Prêmio Roquete Pinto por suas contribuições à Antropologia (ABA 2014) e o Prêmio Zeferino Vaz de Excelência Académica do IFCH/UNICAMP (2001). Suas pesquisas e publicações sobre migrações transnacionais combinam análises de cultura e política em perspectiva comparativa. Atualmente, está à frente do projeto integrado intitulado Desloca(migra)mentos (CNPq), coordena o Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA, representa a SBPC no Conselho Nacional de Imigração e é membro do comitê diretor do Conselho Mundial das Associações Antropológicas (WCAA), entre outras atividades.
Carolina Leite
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3029444198078971
Professora do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPE e Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFES. Pós-doutora (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFES com estágios internacionais na The University of Chicago (USA) e na Benemérita Universidad Autonoma de Puebla (MEX). Doutora (2015) e mestre (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da USP. Cientista Social (2007) também pela USP. Dedica-se a investigações críticas sobre os nexos entre mobilidade do trabalho e territorialização do capital, eivados pelo racismo e pelo patriarcado, dando atenção especial ao quadro avançado de colapso da reprodução capitalista e seus efeitos na financeirização, nas expulsões, nos deslocamentos forçados, nas migrações e no confinamento como padrão territorial da crise do trabalho. Em 2020, participou da criação, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, do MIGRA (Grupo de pesquisa CNPq Migrações, Mobilidades e Gestão Contemporânea de Populações) da UFPE, com quem vem realizando estudos, pesquisas e projetos de extensão. Além de atuar como docente e pesquisadora, participa, desde 2004, da equipe do Serviço Pastoral dos Migrantes no qual foi Agente Pastoral de Educação Popular e hoje compõe Grupos de Trabalho de Formação e Comunicação, além de integrar o Conselho Editorial da Travessia - A revista do Migrante.
Cássio Silveira
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3313702672070092
Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999). Atuação profissional: professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e no Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos (2017). Áreas de atuação: Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública; Sociologia, com ênfase em sociologia das migrações. Temas de pesquisa: ciências sociais em saúde, saúde dos imigrantes, vacinas e políticas de saúde.
Denise Fagundes Jardim
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3296337995365996
Professora Titular do Departamento de Antropologia da UFRGS e docente do PPGAS/UFRGS. Participa da coordenação do Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi) e integra o Comitê de Imigrações e Deslocamentos da ABA. Atua em projetos de extensão e pesquisa sobre: Direitos Humanos, cidadania e política, etnicidade e identidade. Dedica-se a pesquisa e orientação de trabalhos acadêmicos sobre políticas da identidade, fronteiras, a diáspora palestina e a governamentalidade das imigrações contemporâneas. Autora de diversos artigos científicos e de coletâneas sobre imigração, políticas de inclusão e diversidade cultural. Publicou o livro "Imigrantes ou Refugiados? Tecnologias de controle e as Fronteiras", Jundiaí, Paco Editorial, 2017. Email: denise.jardim@ufrgs.br Site: https://denisejardim.wixsite.com/antropologa
Denise Martin Coviello
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5584662342646500
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (Bacharelado,1989, Licenciatura, 1991), mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1995) , doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela University of Toronto (2002) e Universidade Federal de São Paulo (2005). É professora associada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no Departamento de Medicina Preventiva. Editora da revista Interface- Comunicação, Saúde, Educação. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: interface entre a Antropologia e a Saúde Coletiva, saúde mental, processos migratórios transnacionais e saúde.
Fanny Longa Romero
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5574272969190664
Antropóloga, professora adjunta do departamento de Ciências Sociais da UNILAB, campus dos Malês-Bahia. É pesquisadora dos grupos de pesquisa CNPq África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global e do "Diversidade cultural, modos de desenvolvimento e políticas culturais". É pesquisadora colaboradora do Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi/PPGAS-UFRGS). Graduada em Antropologia pela Universidade Central da Venezuela. Mestre em Letras (concentração em Linguística) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Antropologia Social PPGAS da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutoramento em Ciências Sociais no PPGCS da UNISINOS e no PPGCS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, nesse último com projeto de pesquisa intitulado Migrações africanas: um estudo sobre senegaleses muçulmanos e o simbolismo da confraria mouride. É Coautora do livro Biojoias,biodiversidade e redes de sustentabilidade na Amazônia: o caso da Cooperativa Açai (Porto Alegre: UFRGS, 2020). Suas linhas de pesquisa estão orientadas para as migrações internacionais contemporâneas, África e diáspora, redes sociotécnicas e meio ambiente, etnologia indígena. Atualmente desenvolve estudos sobre imigração senegalesa e a diáspora religiosa mouride, com diversos artigos publicados sobre a temática.
Handerson Joseph
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4682801116239614
Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), com estágio doutoral na École Normale Supérieure (ENS) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris. Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS. Professor do Programme de Master en Anthropologie pela Université d’État d’Haiti (UEH), Professor Colaborador do Programme de Master II en Sociétés et Interculturalité pela Université de Guyane (Guiana Francesa/França). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira (PPGEF/UNIFAP). Pesquisador Associado aos seguintes núcleos de pesquisa: Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACI/UFRGS), Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NUCEC/Museu Nacional/UFRJ), Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/UFRGS). Membro do Comitê Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), do Grupo de Trabalho da CLACSO Fronteras: Movilidades, Identidades y comercios. Assessor e Consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Nos últimos anos desenvolveu pesquisa de campo no Haiti, no Suriname, na Fronteira entre Estados Unidos e México (Tijuana), na Tríplice Fronteira Amazônica: Brasil, Colômbia e Peru, na Fronteira entre a Guiana Francesa e o Brasil (Amapá). Email: handersonj_82@yahoo.es.
Igor José de Renó Machado
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4705450652848752
Possui graduação em Ciências Sociais (1994), mestrado em Antropologia Social (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Carlos e coordenador do Laboratório de Estudos Migratórios (LEM/UFSCar). É coordenador do grupo de pesquisa CNPq "Antropologia das migrações". É diretor do LIDEPS/UFSCar e já foi chefe de departamento, coordenador da Pós-Graduação e Diretor da Editora da UFSCar. Tem estabelecido intercâmbios regulares com a antropologia portuguesa e publicado com frequência nos dois países. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração brasileira, estereótipos, identidade e Imigração brasileira em Portugal. É pesquisador com bolsa de produtividade CNPq desde 2008.
Luciana de Andrade Carvalho
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4868052659848353
Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (2009) e residência em Psiquiatria pelo IPq - HC FMUSP (2014). Atua como colaboradora voluntária no Programa de Psiquiatria Social e Cultural (ProSol) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq HC FMUSP), auxiliando na coordenação, supervisão de residentes e organização do conteúdo didático. Fez pós-graduação em Arteterapia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP). Trabalha com atendimentos focados em aspectos culturais abrangendo diferentes populações, como imigrantes, refugiados e indígenas. Tem como áreas de interesse: Psiquiatria Cultural, Etnopsiquiatria, Psiquiatria Comunitária, Saúde Coletiva, intervenções Psicossociais para Populações de Alta Vulnerabilidade (imigrantes, refugiados, indígenas, população em situação de rua), Arte e saúde mental. Possui experiência em atendimento clínico de imigrantes, refugiados e populações em situação de vulnerabilidade.
María del Carmen Villarreal Villamar
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4226668185210573
Doutora em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madrid (2016). Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista de pós-doutorado Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Possui Mestrado em Estudos Contemporâneos da América Latina pela Universidad Complutense de Madrid (2011) e Graduação em Ciências Internacionais e Diplomáticas pela Università degli Studi di Genova- Itália (2009). Foi Professora Visitante no Mestrado em Gerência Política, Governança e Governabilidade da Universidad Católica Santiago de Guayaquil (UCSG) em 2019. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais e Política Comparada atuando principalmente nos seguintes temas: Migrações Internacionais, Desenvolvimento, Integração Regional, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Cooperação Internacional. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) da UNIRIO e Pesquisadora da Plataforma Latitude Sul (IESP/UERJ) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM)
Mariângela Moreira Nascimento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9474918397210282
Professora do UFBA, lotada na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Cientista política. Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (NAMIR) da UFBA. Membro da Rede Universitária de Pesquisas e estudos Migratórios da Bahia (RUPEM).
Miriam Debieux Rosa
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3826964831651958
Psicanalista, Professora Titular do Programa de Pós-graduação de Psicologia Clínica da USP, onde coordena o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política e o Grupo Veredas: psicanálise e imigração. Foi Prof. Titular do Programa de Pós-Graduação da Psicologia Social da PUC-SP onde coordenou o Núcleo Psicanálise e Política, até 2017. Tem bolsa produtividade CNPq. Lidera o Grupo de pesquisa CNPq Sujeito, sociedade e política em psicanálise (USP). Membro do Grupo de trabalho Psicanálise: Política e Cultura, da ANPEPP. Tem pesquisado e produzido particularmente sobre a dimensão sócio-política do sofrimento, a clínica do traumático, as expressões da violência; violação de direitos; as modalidades de resistência e enfrentamento dos sujeitos nas situações de vulnerabilidade; a construção/transformação do laço social na contemporaneidade; a imigração e migração; responsabilidade e responsabilização; crianças e adolescentes. É autora do livro Histórias que não se contam: psicanálise com crianças e adolescentes, reeditado pela Editora Casa do Psicólogo, em 2010, co-organizadora do livro Debates sobre a Adolescência Contemporânea e o Laço Social, editado pela Juruá Psicologia Editora, RGS, em 2012 e do livro Desejo e Política: desafios e perspectivas no campo da imigração e refúgio, pela Editora Max Limonad em 2013. Publicou o livro A clínica psicanalítica face ao sofrimento sócio-político (2016), pela Ed. Escuta e Fapesp (primeiro lugar no prêmio Jabuti 2017, psicologia e psicanálise).
Natália Corazza Padovani
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5560632814191562
Pesquisadora permanente do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu; professora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas. Antropóloga e feminista, com doutorado pela UNICAMP e estágio doutoral pela Universitat Rovira i Virgil de Tarragona - Catalunha (2010-2015). Seus interesses de pesquisa enfocam Estudos de Gênero e Teorias Feministas na interface dos processos de Estado e suas margens, desenvolvendo e orientando pesquisas sobre redes de afeto, amor, governamentalidade, transnacionalidades, fronteiras, prisões e mercados. É editora da revista cadernos pagu e integra o Comitê Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Autora do livro Sobre Casos e Casamentos: Afetos e Amores através das penitenciárias femininas de São Paulo e Barcelona, que resultou da tese de mesmo nome, pela qual recebeu Menção Honrosa no Concurso de Dissertações e Teses da ANPOCS em 2016. Email institucional: natcpad@unicamp.br
Nivaldo Carneiro Júnior
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9456502802731970
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1985), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Barcelona (2010) e Universidade Católica de Santos (2011). Atualmente é médico sanitarista da Prefeitura Municipal de São Paulo, professor assistente da Faculdade de Medicina do ABC e professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atua na área de Saúde Coletiva - Política, Planejamento e Gestão em Saúde, principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, gestão de políticas públicas equânimes, exclusão social e iniquidades em saúde, imigração e saúde, metropolização e saúde, modelos de gestão em saúde.
Regina Yoshie Matsue
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0117573990594433
Regina Yoshie Matsue é doutora em Relações Internacionais (2006) e mestre em Estudos Asiáticos (2002) pela Universidade de Tsukuba/Japão, convalidado como Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília em 2010. É graduada e também mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Realizou o pós-doutorado em Antropologia pela Universidade Nacional de Cingapura (2007-2008) e em Saúde Coletiva pela Unifesp (2014-2016). Foi professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza/Ce de 2009 a 2013. De 2015 a 2018 foi professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária de Chapecó/SC. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desde 2018 representa a Unifesp na Comissão Científica da área de Ciências Sociais e Humanas na Abrasco. Sua área de pesquisa abrange o campo da antropologia da religião, migração e saúde em contextos interculturais, possuindo várias publicações nesta área.
Segone Ndangalila Cossa
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1118472722431878
Mestre (2014) e Doutor (2017) em Antropologia social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Antropologia de Saúde e Doença. Trabalhou mais de três anos em Organizações Não Governamentais, onde ocupou diversos cargos. Dentre eles destacam-se: 1. Coordenador local em Maputo do Estudo sobre Homens que fazem sexo com homens (2011). 2. Coordenador de estudos e planejamento de propostas técnicas e financeiras na GCash Moçambique (2011-2012) 3. Gestor de projetos e estudos sociais na Global Survey (2010). Atualmente é professor regente da cadeira de Ciências Politicas e Sistemas Políticos na Universidade Técnica de Moçambique (UDM). Também leciona a cadeira de Projecto de Investigação no Instituto Superior Monitor (ISM).
Silvia Regina Viodres Inoue
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5882800480506129
Psicóloga (com Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário do Norte Paulista-UNORP (2000), Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto FUNFARM/FAMERP, mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (2007), doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia UFBa (03/2012). Membro da Cátedra Sérgio Viera Mello da Universidade Católica de Santos de 2014 a 2021. Possui experiência em clínica, docência e pesquisa em práticas de atenção psicológica em saúde coletiva, hospital (ambulatório e enfermaria) e home care, estratégias de enfrentamento de situações adversas, saúde em populações vulneráveis - migração e refúgio, atenção a sobreviventes de violência no trabalho e violência sexual. Orcid: 0000-0003-1219-8176.
Svetlana Ruseishivili
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7247221111635051
Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) (2016) e Mestre em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) (2010). Lidera o InterMob – Grupo Interdisciplinar de Estudos das Migrações e Mobilidade na UFSCar (CNPq). Coordenadora acadêmica da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR/UFSCar). Atua nas áreas de Sociologia das Migrações e do Refúgio, com destaque para os seguintes temas: políticas migratórias, deslocamentos forçados, regimes de mobilidade, transnacionalismo e diáspora, mobilidades reprodutivas, migrações russas, soviéticas e pós-soviéticas.
Sylvia Duarte Dantas
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8283401196410951
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Psicologia Aplicada - Boston University (1992), doutorado em Psicologia Social - Boston University (1999) e pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP onde através de projeto Pro-Doc CAPES idealizou e coordenou o Serviço de Orientação Intercultural. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina. Coordena o Núcleo de Pesquisa Contato entre culturas, Imigração, Saúde Mental e Interculturalidade vinculado ao diretório do grupo nacional de grupos de pesquisa do CNPq. Foi líder do grupo de pesquisa Psicologia, E/Imigração e Cultura. Pesquisadora do Grupo Promigras. Coordenou do grupo de Pesquisa 'Diálogos Interculturais' no Instituto de Estudos Avançados IEA da USP de 2009 a 2019 atualmente vice-coordenadora. Consultora Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD 2006/07. Consultora Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU em 2021. Idealizou e coordena o curso de Especialização Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade e o projeto Acolhimento Psicossocial Intercultural na UNIFESP. Tem experiência na área de Psicologia social e clínica em docência, pesquisa, orientação, intervenção, supervisão, e assessoria intercultural para instituições e organizações. Atua principalmente nos temas: saúde mental e e/i-migração, acolhimento intercultural, orientação e psicoterapia breve intercultural, intervenção psicossocial, gênero, identidade étnica/cultural, preconceito, processos de inserção cultural, psicanálise. Conferencista convidada em diferentes estados no Brasil, Japão, Paraguai, Canadá e Chile. Apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais na Suécia, Argélia, Portugal, China, EUA, Grécia e África do Sul. Co-autora do livro Líder de mudança e grupo operativo, 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1985, 1996; Autora do livro Changing gender roles: Brazilian immigrant families in the U.S., New York: LFB scholarly publishing LLC, 2002, autora e co-organizadora do livro Psicologia, E/Imigração e Cultura, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, e organizadora do livro Diálogos Interculturais: Reflexões interdisciplinares e intervenções psicossociais, Ed. IEA-USP, 201, e do Dôssie Interculturalidades Revista USP, 2017.
Veronica Quispe Yujra
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7290625113244129
Trabalhadora do SUS, Mestre e Doutora em Patologia pela UNIFESP-SP com período Sanduíche no Periodontics & Oral Medicine Departament of University of Michigan, atuou no Ephitelial Biology Laboratory e nos Laboratórios de Patologia Molecular Experimental e Psicobiologia do Campus SP e Laboratõrio de Toxicogenômica do Campus Baixada Santista. Co-autora do livro "Saúde de Migrantes e Refugiados" pela Editora FioCruz. Desenvolve pesquisas nos temas: Modelos experimentais para investigação de mutagênese pelo uso de crack-cocaína; influência da privação de sono experimental nas vias inflamatórias e atróficas de músculos mastigatórios e no reparo tecidual. Estudiosa e produtora de conteúdo sobre Migração e Saúde. Graduada em Odontologia pela UNESP SJCAMPOS (2007), foi bolsista FAPESP (2005 à 2007), desenvolvendo projetos de pesquisa, dentro do Departamento de Biociências e Diagnóstico Bucal da UNESP SJCAMPOS. Possui pós-graduação na modalidade Residência Multiprofissional com ênfase em Gestão de Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública/RS (2007 à 2009). Na área clínica atua no serviço de Semiologia do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da SMS-SP no diagnóstico e tratamento de lesões bucais.
Vivianne Peixoto da Silva
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6938875370335870
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio - UNICERP (2003), Especialização em Ergonomia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006), Mestrado (2012), Doutorado (2017) e Pós-doutorado (2020) em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente é Professora Adjunta III e coordenadora do curso de graduação em Saúde Coletiva e docente do Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Saúde Coletiva/Saúde Pública com ênfase em Saúde, Trabalho e Migração. Atua principalmente na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador; Vigilância em Saúde do Trabalhador; Migração, Saúde e Trabalho. Atua também nos temas: Ergonomia Francesa com foco na Análise Ergonômica do Trabalho (AET). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migração, Saúde e Trabalho - MIGRAST.
Alexandre Branco-Pereira
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7792596762903794
Cientista social com habilitação em Antropologia pela UnB (2013), mestre em Antropologia Social pela UFSCar (2019), doutorando em Antropologia Social pela UFSCar (2020). Pesquisador do Laboratório de Estudos Migratórios (UFSCar), do PROMIGRAS - Migração e saúde (Unifesp) e integra a Rede Covid-19 Humanidades MCTI (UFRGS, Fiocruz, UnB, Unicamp, UFSC, UFRN, UNIDAVI e Rede Vírus MCTI). Membro do Comitê Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Foi coordenador da Comissão Organizadora da 1ª Plenária Nacional Saúde e Migração, e é coordenador da Frente Nacional pela Saúde de Migrantes e do Observatório Saúde e Migração (OSM - LEM - UFSCar). Desenvolveu pesquisas sobre migração e refúgio, saúde mental, racismo e ciência. Foi Consultor / Colaborador da ONU Mulheres / SPM durante a III Conferência de Políticas para as Mulheres (2011), trabalhando na consolidação das propostas aprovadas e na elaboração do III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Autor dos livros "Mas é só você que vê?" (Editora NEA, 2014) e "Viajantes do Tempo" (Editora CRV, 2020). Desenvolveu pesquisa junto a imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo, atuando também como antropólogo no Programa de Psiquiatria Social e Cultural do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi consultor de advocacy e coordenador do projeto Autonomia Migrante do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), e é consultor da Organização Internacional para as Migrações (OIM - ONU Migrações). Atualmente desenvolve pesquisa sobre Covid-19, migrações e mobilidades humanas e produção de regimes de verdade.