Pesquisadores

Alexandre

Alexandre Branco-Pereira - Coordenador

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7792596762903794

Cientista social com habilitação em Antropologia pela UnB (2013), mestre em Antropologia Social pela UFSCar (2019), doutorando em Antropologia Social pela UFSCar (2020). Pesquisador do Laboratório de Estudos Migratórios (UFSCar), do PROMIGRAS - Migração e saúde (Unifesp) e integra a Rede Covid-19 Humanidades MCTI (UFRGS, Fiocruz, UnB, Unicamp, UFSC, UFRN, UNIDAVI e Rede Vírus MCTI). Membro do Comitê Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Foi coordenador da Comissão Organizadora da 1ª Plenária Nacional Saúde e Migração, e é coordenador da Frente Nacional pela Saúde de Migrantes e do Observatório Saúde e Migração (OSM - LEM - UFSCar). Desenvolveu pesquisas sobre migração e refúgio, saúde mental, racismo e ciência. Foi Consultor / Colaborador da ONU Mulheres / SPM durante a III Conferência de Políticas para as Mulheres (2011), trabalhando na consolidação das propostas aprovadas e na elaboração do III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Autor dos livros "Mas é só você que vê?" (Editora NEA, 2014) e "Viajantes do Tempo" (Editora CRV, 2020). Desenvolveu pesquisa junto a imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo, atuando também como antropólogo no Programa de Psiquiatria Social e Cultural do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi consultor de advocay e coordenador do projeto Autonomia Migrante do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), e é consultor da Organização Internacional para as Migrações (OIM - ONU Migrações). Atualmente desenvolve pesquisa sobre Covid-19, migrações e mobilidades humanas e produção de regimes de verdade.

ana.jpg

Ana Elisa de Figueiredo Bersani

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1565025300353235

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2010) e mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio doutoral com bolsa PDSE, CAPES, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal (2019). Integrou o conjuto de visiting students do Departamento de Antropologia do MIT (Massachusetts Institute of Technology) (2013/2014). Desenvolve pesquisa com especial interesse nas áreas de Antropologia Médica, Antropologia do Desenvolvimento e da Ajuda Humanitária, com ênfase em contextos de migração, crise e pós-desastre.

andres.jpg

Andrés Felipe Bernal Restrepo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9020003033810742

Antropólogo pela Universidad del Rosario - Bogotá (2012). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2021). Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato (LEPEC) do CNPq. Em 2020 participou da criação, em conjunto com uma equipe interdisciplinar, do Grupo de pesquisa CNPq Migrações, Mobilidades e Gestão Contemporânea de Populações - MIGRA da UFPE. Experiência profissional e atuação nos seguintes temas: investigação social em projetos de antropologia da música, problemáticas relacionadas com o reconhecimento e realização efetiva dos direitos humanos, metodologias de priorização e políticas criminais de Estado, questão agrária, ordenamento territorial e desenvolvimento rural, reparação e atenção a comunidades étnico-rurais vítimas do conflito armado no marco de processos de justiça transicional e construção de paz, políticas públicas em situações de contato interétnico, e fluxos, migrações e mobilidade. Atualmente colaborador do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) na Paraíba.

WhatsApp Image 2021-10-25 at 21.23.41.jpeg

Eloah Maria Martins Vieira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9570908732665313

Doutoranda em Antropologia (UFPE/UniTo) com pesquisa sobre migrações internacionais na cidade do Recife. (Bolsista CNPQ). Mestre em Antropologia pela UFPE (2019), com dissertação sobre experiências de trabalho doméstico de mulheres bolivianas na cidade de São Paulo (Bolsista CNPQ). Bacharel em Ciências Sociais pela UFPE (2015). Foi bolsista de iniciação científica PROPESQ(UFPE/2012) e bolsista de graduação sanduíche pelo convênio CAPES/FIPSE "Making One Nation Out of Many: Multiculturalism in the United States and Brazil" na University of Florida, no estado da Florida, EUA (2013). Integrante do Grupo de Estudos sobre Elites e Classe (PPGA/UFPE). Integrante do Grupo Migrações, Mobilidades e Gestão Contemporânea de Populações (MIGRA/UFPE). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia; atua e tem interesse nos seguintes temas: migrações, redes, políticas públicas e gênero.

Euge

Eugenia Brage

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0612117076163603

Eugenia Brage é graduada e doutora em antropologia pela Universidade de Buenos Aires e pós-doutoranda no Centro de Estudos da Metrópole (Cepid/FAPESP), USP e CEBRAP. Trabalha temas de migração, saúde, trabalho reprodutivo e de cuidados desde perspectivas feministas. Atualmente desenvolve uma pesquisa etnográfica sobre itinerários terapêuticos de mulheres bolivianas que vivem em São Paulo. Coordena uma pesquisa em São Paulo com profissionais da saúde relacionada ao COVID-19 enquadrada num projeto colaborativo (UCL). Participa de diversos grupos de pesquisa (PROMIGRAS, Área Género y Migraciones IIEGE, UBA, entre outros). Integra a Rede de Mulheres Imigrantes, Lésbicas, Bisexuais e Pansexuais (Rede Milbi).

WhatsApp Image 2021-10-21 at 19.35.15.jpeg

Fernanda Rodrigues da Guia

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4663895459229093

Psicóloga graduada pela UFF (2010) com aperfeiçoamento em facilitação de metodologias ativas de ensino no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2015), especialista em acesso à saúde: comunicação, informação e equidade pelo ICICT/Fiocruz-RJ (2019), tendo desenvolvido projeto aplicativo no campo do planejamento da Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência no Estado do Rio de Janeiro. Atua como analista de políticas sociais no Ministério da Saúde desde 2013, tendo trabalhado com fomento à pesquisa, prevenção e tratamento de IST, AIDS e hepatites virais, saúde mental, e apoio institucional e articulação federativa. Desde 2018 atua como referência do Ministério da Saúde no estado do RJ para a Operação Acolhida (interiorização de migrantes e refugiados venezuelanos) e desenvolve o Projeto Redes Interiorização. Atualmente é integrante da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde e participa do GT sobre Saúde Mental do Conselho Nacional de Justiça.

WhatsApp Image 2022-01-18 at 09.15.21.jpeg

Igor Rodrigues

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6803310056553834

Psicólogo e sanitarista. Especialista em Psicanálise e Saúde Mental (UFF), residência em Saúde Coletiva (UFRJ) e mestrando em Saúde Coletiva (IMS-UERJ) na temática de saúde mental global e migrações. Possui experiência em Atenção Primária à Saúde, Rede de Atenção Psicossocial e gestão de saúde em contexto de emergência migratória.

james.jpg

James Berson Lalane

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9588863755340076

Sanitarista, Mestre em Saúde Coletiva. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da população migrante e refugiada. Realizou estágio na área de gestão na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte em 2018. Trabalhou na Vigilância Sanitária do Hospital das Clínicas em São Paulo, em 2020. É membro da Rede de Cuidados em Saúde para Imigrantes e Refugiados desde 2019. Autor e articulador da nota técnica para inserção da variável nacionalidade nos formulários de COVID-19. Participou como bolsista em estágio supervisionado docente na disciplina Processo Saúde-Doença-Cuidado, no departamento de Medicina Preventiva, na Universidade de São Paulo (USP). Sua área de investigação abrange saúde da população migrante e refugiada, políticas públicas e promoção em saúde, gestão da saúde, direitos humanos.

WhatsApp Image 2021-10-21 at 10.03.32.jpeg

João Roberto Cavalcante

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9008800780228442

Doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Especialista em Direito e Saúde (ENSP/Fiocruz), Especialista em Saúde da Família (FS/UnB) e Bacharel em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). Atualmente realiza pesquisas científicas no Centro Brasil de Saúde Global (IMS/UERJ), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e é membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM/UERJ). Tem experiência profissional com Saúde Global, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Regulamento Sanitário Internacional, Detecção Digital de Doenças, Vigilância Participativa e Saúde dos Refugiados.

WhatsApp Image 2021-10-28 at 13.09.49.jpeg

Jobana Moya Aramayo

Lattes:

Jobana Moya, imigrante boliviana humanista, ativista pela Não Violência Ativa e a Não Discriminação, mediadora intercultural, fundadora da Equipe de Base Warmis Convergência das Culturas. Estudante de graduação, Sociologia e Política na FESPSP- Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

WhatsApp Image 2021-10-22 at 19.02.34.jpeg

Julia Ferreira Scavitti

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8767878181401282

Cientista social formada pela Unicamp, mestre em ciências sociais pela UNIFESP e doutoranda em estudos latino-americanos em territorio, cultura e sociedade na Universidad Autónoma de San Luis Potosí, no México. Também é graduada em pedagogia pela UNICSUL. Atualmente, atua como voluntária e ativista em coletivos e organizações de defesa dos direitos humanos das pessoas migrantes no Brasil e no México, estuda o tema das migrações internacionais contemporâneas com foco no continente americano, teorias decoloniais e pós-coloniais, estudos feministas, trabalho e teoria da dependência.

WhatsApp Image 2022-06-07 at 12.24.59.jpeg

Julianna Dale Coutinho

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8405979253085416

Psicóloga graduada pela UFRGS (2011). Especialista em Educação Permanente em Saúde (UFRGS/2014) e em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça (UnB/2016). Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2019), tendo desenvolvido pesquisa sobre acesso à saúde de migrantes e refugiados no Rio de Janeiro. Trabalhou com migração e refúgio no Serviço de Assessoria Jurídica da UFRGS e no CIBAI Migrações (Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações), entre 2011 e 2013. Desde 2013, é servidora pública no Ministério da Saúde, na carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais, tendo atuado com as temáticas de saúde dos homens, saúde mental, saúde da população lgbtqia+, atenção à saúde materna e infantil, saúde da população migrante e refugiada. Desde 2020 atua na Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, tendo desenvolvido trabalhos no âmbito da Operação Acolhida, no apoio institucional ao desenvolvimento de ações para promoção da saúde de migrantes e refugiados no âmbito dos municípios do RJ, além de representar o Ministério da Saúde no Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral da População Imigrante e Refugiada e no Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção para Refugiados e Migrantes (CEIPARM), no RJ. É coordenadora voluntária da área de saúde da organização não governamental LGBT+Movimento, que atua na integração, fortalecimento de vínculos e garantia de direitos de migrantes lgbtqia+. Compõe o Movimento pela Saúde dos Povos (People’s Health Movement) círculo Brasil.

WhatsApp Image 2021-10-28 at 16.07.40.jpeg

Lineth Hiordana Ugarte Bustamante

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5715677206171256

Migrante boliviana de origem quéchua, formada em Psicologia e Serviço Social, militante pelos Direitos Humanos das populações minoritárias entre elas Migrantes Internacionais. Na minha caminhada como migrante tive a oportunidade de atuar em qualidade de voluntaria em projetos direcionados a população migrante promovidas pelo CAMI e CEMIR atuei como mediadora intercultural no combate a violência contra Mulheres e adolescentes da ONU Mulheres em parceria com OPAS/ACNUR Atualmente sou doutoranda da UNIFESP no estudo da saúde mental no contexto das migrações internacionais, faço parte da Rede de Extensão universitária com Imigrantes e Refugiados (Rede REUNIR), palestrante convidada para contribuir na formação de professores da rede pública de SP em parceria com o SESC em temas relacionados a garantir a integração das crianças e adolescente migrantes no ambiente educativo e Consultora do Instituto Matizes contribuindo no desenvolvimento de currículos educativos e a implementação de processos formativos para o projeto Aprender e Proteger da Plan International que tem entre seus objetivos empoderar meninas e mulheres, em especial imigrantes e refugiadas, para que possam se proteger de situações de violência.

WhatsApp Image 2021-10-26 at 15.57.21.jpeg

Macarena Francisca Williamson Modesto

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9423967855631295

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Ciências Sociais, linha estudos de gênero, discente do Núcleo Pagú, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil, 2020-2024. Mestre em Antropologia Social, linha de pesquisa migrações, violências, gênero e sexualidades pelo Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social Social, CIESAS, Cidade do México, México, 2015-2017. Suas pesquisas e publicações têm se centrado em gênero e sexualidades, subjetividades e violências em diversos contextos fronteriços latino-americanos; com experiência nos fluxos centro-americanos para México e Estados Unidos, mobilidades venezuelanas no norte e sudeste do Brasil, e EJA e migrações transnacionais no Chile. E-mail: macawilliamson@gmail.com

Nayara Belle

Nayara Belle

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4048463184776211 

Bacharela em Relações Internacionais, Mestra em Geografia e Doutoranda em Geografia (UnB). Faz parte das equipes do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde da UnB (LAGAS/UnB) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (NEPDA/UEPB), também integra como pós-graduanda associada o Laboratório Misto Internacional (LMI-Sentinela). Entre as áreas de interesse estão Direitos Humanos, Mobilidade Humana, Alterações e Mudanças Climáticas, Fontes de Dados sobre Migração e Geografia e Saúde. Atualmente pesquisa sobre o acesso de migrantes e refugiados à Atenção Primária à Saúde na rede pública do Distrito Federal e na região de Limburgo nos Países Baixos.

WhatsApp Image 2021-11-08 at 15.19.22.jpeg

Patricia Julia Lewis Carpio

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4497396148113444

Imigrante peruana graduada em psicologia. Mestre em Ciências pela USP no Programa Interdisciplinar Humanidades Direito e outras Legitimidades, onde pesquisou sobre a imigração peruana, trabalho precário e luta por moradia na cidade de São Paulo. Atuou em movimentos sociais de luta por direitos dos imigrantes em São Paulo. Formada como intérprete comunitário pelo projeto Mobilang da Universidade de Brasília para atuar junto a órgãos públicos na mediação entre as instituições e imigrantes. Integra o Núcleo de Acolhimento a Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia (NAMIR) e a Rede de Apoio a Migrantes da Bahia.

IMG-20220712-WA0016.jpg

Rocio Bravo Shuña

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3639359600156950

Migrante andina, bissexual, psicóloga, doutoranda em Psicologia Social no Instituto de Psicologia - USP (2017-2022), Mestra em Psicologia no CFCH - UFPE (2012 -2014), formada em Psicologia na Universidade Nacional Mayor de San Marcos, Lima – Perú (2001-2008), título revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Cursando um MBA em Gestão de Negócios USP/ESALQ (2022 - 2024). Atuo nos seguintes temas: direito à saúde, direitos das pessoas LGBTQIA+, migração internacional, projetos sociais e de governança, gênero, diversidade, equidade e inclusão. Ativista da Rede MILBi+ (www.redemilbi.com).

WhatsApp Image 2021-10-25 at 10.54.30.jpeg

Samantha (Sam) Serrano

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8136979553111504

Originária de Long Beach, Califórnia, é doutora em Saúde Coletiva pela UNIFESP-EPM. Sua pesquisa de doutorado foi sobre as experiências de mulheres imigrantes bolivianas em saúde e a maternagem na Grande São Paulo. Ela tem mestrado em Estudos Latino-Americanos pela Universidade do Texas em Austin. Sua tese de mestrado foi uma etnografia institucional sobre as percepções e tratamentos da sexualidade e do abuso sexual de pessoas com deficiências intelectuais e doenças mentais na Guatemala urbana. Suas áreas de especialização incluem: os determinantes sociais da saúde, saúde de imigrantes, saúde intercultural, saúde e deficiência, maternidade transnacional, violência sexual, violência doméstica, interseccionalidade, etnografia e métodos em pesquisa qualitativa. Ela também é integrante do coletivo de mulheres imigrantes em São Paulo, Equipe de Base Warmis- Convergência das Culturas.